19 janeiro 2017

Os nossos sonhos e a vontade de Deus - Parte 2


Quem escolhe é Deus



Antes de começar a ler, lembre-se que esta é uma "minissérie" de posts, então, se você ainda não leu a parte 1, clica aqui para não perder nenhum pedacinho! Clicou? Agora sim. :)

      Vamos continuar a falar sobre sonhos? Hoje, o texto será um pouco mais longo, pois a Bíblia é muito rica em exemplos.

     Gênesis (capítulo 37:5-7,9- 11) relata a história de José, filho de Jacó, que sonhou - literalmente - os sonhos que Deus havia dado para ele. Tal fato despertou inveja em seus irmãos, pois, em seus sonhos, José estava destinado e ser o chefe de sua família, mesmo sendo o mais novo entre seus irmãos. José não havia pedido que Deus o tornasse grande, ele nem mesmo desejava que seu pai, Jacó, amasse a ele mais do que amava a seus irmãos. Mas assim aconteceu.  Se você conhece a história, sabe que estes fatos estavam no plano de Deus: José seria vendido pelos irmãos e se tornaria escravo e prisioneiro no Egito até se tornar o governador que livraria a semente de Abraão de uma grande seca que arrasou a terra naquela época.

    Como José poderia imaginar que esse era seu destino?  E como ele poderia adquirir um caráter impecável, um espírito forte e um coração fiel estando entre irmãos que o invejavam e destratavam, e tendo um pai que o mimava em detrimento de seus irmãos? Por meio das provações que José enfrentou nos caminhos onde passou antes de se tornar governador, Deus forjou seu caráter e o preparou para uma obra extraordinária que, com certeza, nem em seus maiores sonhos, José poderia imaginar. Além disso, com o caráter forjado por Deus, José foi capaz, inclusive, de perdoar seus irmãos pelo mau que fizeram a ele, mostrando assim que compreendera que tudo estava nos planos de Deus. Esse tipo de plano só poderia ser coisas de Deus, o sabedor de todas as coisas.

    Mencionei José primeiro porque é impossível falar de sonhos e não ter a figura dele em primeiro plano em nossa mente. Porém, voltando um pouco no Gênesis, encontramos também a história de Abraão, nosso pai na fé.  A partir do capítulo 12, Gênesis narra a história do homem em quem todas as nações da terra seriam abençoadas. Abrão vivia no meio de pessoas idólatras. Mas Deus o chama e o envia a uma terra distante e Abrão, sem saber como exatamente Deus executaria Seus planos em sua vida, simplesmente obedeceu e se deixou ser guiado até Canaã. No meio do caminho, a única expectativa de Abrão era deixar sua herança a um dos servos nascidos em sua casa, uma vez que ele mesmo ainda não tinha filhos e Sarai, sua esposa, era estéril.

     Não encontraremos Abrão pedindo um filho a Deus, muito menos pedindo que Deus lhe desse uma grande descendência. Deus, conhecendo o coração de Abrão, sabia que ele se tornaria um amigo (não apenas servo) apto a começar o grande plano de rendição e benção para a humanidade. Os planos de Deus para Abraão eram diferentes do que ele esperava, afinal, Abraão jamais poderia prever as coisas incríveis que Deus faria por meio de sua vida. Deus daria um filho a Abrão com Sarai, e era deste filho que descenderia o povo escolhido de Deus. A história de Abraão também é um exemplo de um sonho que o sonhador não originou, foi Deus quem planejou, foi Deus quem revelou ao “sonhador”, e foi Deus quem realizou, mediante a aprovação da fé e da fidelidade de Abraão.
     
    Assim como na vida de José e de Abraão, aconteceu com Davi, que nunca imaginou que seria rei de Israel, mas teve o coração sondado por Deus e foi escolhido, pois nele foram encontradas retidão e fidelidade (inclusive, Davi tinha vocação para a música e a poesia, quem sabe o desejo de seu coração não fosse ser cantor, ou escritor? Mas isso é minha imaginação falando).
     
    Há também o caso de Jefté, que foi expulso por seus irmãos da casa de seu pai, pois era um filho bastardo, mas Deus o escolheu para comandar Israel contra seus inimigos, algo que ele jamais poderia sonhar por causa do desprezo da casa de seu pai em relação a ele (Juízes 11). Na mesma condição de não ter escolhido seu destino está Sansão que teve o propósito de Deus selado em sua vida antes mesmo de nascer (Juízes 13). E assim como Sansão, João Batista (Lucas 1) não escolheu seu ministério, foi escolhido por Deus antes de nascer. Também há o caso de Jeremias que não acreditava ser capaz de ser profeta, pois se considerava “jovem demais” e “não sabia falar” (Jeremias 1). Há a história do profeta Jonas que não aceitava que Deus desejasse perdoar os ninivitas e fugiu de sua missão, mas o plano de Deus para ele também estava traçado (Jonas 1:1-17).


    Além dessas pessoas, eu poderia citar Moisés, Ester, Gideão, Saul, Maria mãe de Jesus, Paulo, nenhum destes imaginava o destino que Deus havia preparado para eles, muito menos sonhavam com isso, mas confiaram seus destinos a Deus, que lhes deu grandes propósitos. Destaque para Maria que, não só aceitou de muito bom grado o chamado do Senhor (Lucas 1:38), como adorou a Deus por receber uma missão que ela nunca imaginou que teria (Lucas 1:46-55). Quem determina é Deus e nós somos instrumentos em Suas mãos. Glória a Deus por ter nos escolhido!

Na próxima parte, nós vamos falar sobre os "sonhos" que não são de Deus. Claro que a Bíblia  trata disso também, né... Não perca, hein? Até a próxima!

Jenifer


Comente com o Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário